ESTE BLOG É UM ESPAÇO RESERVADO A TROCAS DE EXPERIÊNCIAS ENTRE FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES DIREÇÃO , PAIS E TODA COMUNIDADE ESCOLAR.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Oficinas Pedagógicas











OFICINAS PEDAGÓGICAS

No dia 23/08/11, a equipe de educadores desta escola juntamente com as escolas municipais rurais e da E.M. Dercilio Duarte Melgaço, participaram de um dia de capacitação através da realização de oficinas pedagógicas. As oficinas foram direcionadas ao ciclo inicial de alfabetização com o objetivo de oferecer aos professores procedimentos metodológicos que possibilitem o trabalho com os eixos e capacidades de cada conteúdo. Foram realizados também estudos referentes aos boletins do PROEB-SIMAVE e análise dos resultados a fim de estabelecer metas de intervenção pedagógica.

Os professores também compartilharam fortes emoções ao assistirem o filme “Como estrelas na terra - Toda criança é especial”, que trata de um assunto muito importante e delicado, a dislexia, e faz-nos refletir sobre nossos atos para não deixarmos que o preconceito apague a estrela de uma criança especial.

Ao final da tarde foi realizada a revisão do plano de ensino adequando-o a proposta da matriz curricular. Os estudos realizados neste dia contribuíram para adequar à prática pedagógica as necessidades dos educandos tendo em vista a aplicabilidade das oficinas em sala de aula.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

orientações para preenchimento da ficha individual do aluno

Outro ponto que temos que ter Cuidado é como escrevemos certas características ou
fatos ocorridos no decorrer da observação, a forma como se escreve pode trazer problemas para o professor, os responsáveis poderão sentir-se ofendidos, assim como interpretar como uma humilhação, um descaso, um constrangimento para os filhos, causando transtornos e até processo para o professor que muitas vezes não teve a intenção." O relátorio é um documento escrito e assinado pelo professor".
Assim como a agenda que é uma forma de registro.

Segue alguns exemplos da forma de expressões do senso comum da escrita e da forma mais clássica da mesma escrita:

A Criança é:

Mentirosa - Utiliza-se de inverdade para justificar seus erros.
Tagarela/ Conversa demais- Não respeita o momento de falar, não deixa os companheiros se expressarem.
Não sabe- Apresenta dificuldades nos conteúdos trabalhado até o momento, terá que rever alguns conteúdos.
Não tem Limites- Necessita rever as regras de convivência e combinados da sala, precisamos porém da paceria da família.
Tem costume de roubar- Apropria-se de objetos dos colegas.
É agressiva- Demonstra agressividade com os colegas, principalmente em disputas por brinquedos e conflitos diversos.
É relaxada- Não cuida dos seus pertences e materiais, não tem capricho.
Não tem apoio famíliar- Necessitamos da intervenção e parceria escola-família para que o desenvolvimento do aluno seja pleno.
É desobediente- Tem dificuldades em atender pedidos dos professores, funcionários e pessoas que a supervisionam/ Não compreende solicitações de adultos.
É distraída/Apática- Não interage nas atividades e brincadeiras propostas, distrai-se com facilidade, pouco se expressa com os colegas e professoras.
Fofoqueira- Demonstra preocupação com atitudes e ações dos colegas e esquecendo dos seus afazeres.
Vive atrás do professor- Demosntra carinho e apego a professora.
É dissimulada- Em conflitos é sempre vítima, mesmo estando clara a sua participação nos eventos.
É preguisosa- Não realiza as atividades propostas observa-se desânimo e cansaço, porém em outros momentos brinca e movimenta-se sem nenhum problema.
Boca suja- Apropria-se de palavras obscenas e pouco cordiais para se referir aos colegas, em momentos de conflitos e em brincadeiras diversas.
Egoista- Necessita de orientação para compreender a importância do brincar no coletivo e a dividir os brinquedos e brincadeiras com os demais.
Não para sentada- É uma criança inquieta, agitada, ansiosa... que não consegue sentar-se e prestar atenção a explicações e comandas

Na avaliação de educação infantil o ponto
principal são
os avanços e os aprendizados que as crianças
tiveram no semestre.
Registraremos
muito mais os pontos positivos e o negativos
dependendo deles uma conversa formal com os responsáveis
é a melhor solução para alguns comportamentos
indesejaveís. Lembre-se´
seu trabalho também é avaliado.
"Ação- reflexão-ação da Prática"

segunda-feira, 11 de julho de 2011





no dia 30-06-2011, o médico veterinario Drº Joel fez uma palestra para as três turmas do 5º ano da Escola Municipal João luiz dos Santos, sobre o tema saúde animal , dentro do projeto Sanitaristas Mirins foi de suma importância pois os alunos tiveram um melhor entendimento.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Reunião de pais

Apenas brincando
.............................

"Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos,
por favor, não diga que estou apenas brincando,
porque enquanto brinco, estou aprendendo sobre equilíbrio e formas.
Quando estou me fantasiando,
arrumando a mesa e cuidando das bonecas,
por favor, não me deixe ouvir você dizer: ele está apenas brincando,
porque enquanto eu brinco, eu aprendo.
Eu posso ser mãe ou pai algum dia.
Quando estou pintando até os cotovelos,
ou de pé diante do cavalete, ou modelando argila,
por favor, não diga que estou apenas brincando,
porque enquanto eu brinco, eu aprendo.
Estou expressando e criando. Eu posso ser artista ou inventor algum dia.
Quando estou entretido com um quebra-cabeça ou com algum brinquedo na escola,
por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras,
porque enquanto brinco, estou aprendendo.
Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas.
Eu posso estar numa empresa algum dia.
Quando você me vê aprendendo, cozinhando ou experimentando alimentos,
por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira.
Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber as diferenças.
Eu posso ser um chefe algum dia.
Quando você me vê aprendendo a pular, saltar, correr e movimentar meu corpo,
por favor, não diga que estou apenas brincando.
Eu estou aprendendo como meu corpo funciona.
Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia.
Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje.
E eu digo: eu brinquei.
Por favor, não me entenda mal.
Porque enquanto eu brinco, estou aprendendo.
Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho.
Eu estou me preparando para o amanhã.
Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar."
♥♥♥

lembrancinha dia das mães da professora Cida Mendes

lembrancinha dia das mães da professora Cida Mendes

A você aniversariante

A você  aniversariante
Helena Menezes